Anozero | Anozero solo show’25
2369
page-template-default,page,page-id-2369,qode-social-login-1.0.2,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-4.6,menu-animation-underline,popup-menu-fade,wpb-js-composer js-comp-ver-7.9,vc_responsive

Inauguração Opening

5.04.2025

Mosteiro de Santa Clara-a-Nova

Calçada Santa Isabel, Coimbra, Portugal

Até 5.07.2025

Qua–dom Wed–Sun, 11h–19h
Aberto aos feriados Open on holidays

PT

Janet Cardiff e George Bures Miller são os artistas escolhidos para a edição de 2025 do solo show, exposição monográfica que o Anozero promove entre bienais. Os artistas, que vivem e trabalham no Canadá, são reconhecidos internacionalmente pelas suas instalações sonoras multimédia imersivas e pelas suas caminhadas áudio/vídeo. 

Em Coimbra, apresentam mais de uma dezena de obras que poderão ser visitadas no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, entre 5 de abril e 5 de julho. A fábrica das sombras é o título da exposição ​que tem curadoria do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC)​. Destaca-se a primeira apresentação fora dos Estados Unidos de The Infinity Machine e a exibição do multicelebrado Forty Part Motet.

A expor pela primeira vez individualmente em Portugal, Janet Cardiff e George Bures Miller são, nas palavras de Carlos Antunes, diretor do Círculo, «dos mais significativos herdeiros de uma certa ideia wagneriana de obra de arte total — Gesamtkunstwerk —, aqui despojada de qualquer pretensão de exuberância visual operática». 

Usando poucos recursos cenográficos — mesas, cadeiras, altifalantes, colunas, espelhos, livros, instrumentos musicais, televisores e outros dispositivos tecnológicos antigos —, a sua obra reclama a atenção de todos os sentidos do espectador, e fá-lo em particular a partir das capacidades escultóricas do som. A Fábrica das Sombras é, para Carlos Antunes, «a espoleta para a revisitação das nossas memórias individuais e coletivas». 

Na presença da complexa história e significado arquitetónico do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, espaço de matriz religiosa transformado em quartel militar e em sede do Anozero – Bienal de Coimbra, A Fábrica das Sombras procura enunciar pistas de leitura deste conjunto monástico, ressignificando a obra dos artistas e o próprio espaço. A presença desta dupla de artistas neste edifício emblemático consolida-o como lugar central para a inscrição da arte contemporânea em Portugal e na Europa.

EN

Janet Cardiff and George Bures Miller have been selected as the featured artists for the 2025 edition of solo show, a monographic exhibition promoted by Anozero in the years between biennials. Based in Canada, the duo is internationally celebrated for their immersive multimedia sound installations and their audio/video walks.

In Coimbra, they will showcase over a dozen works at the Monastery of Santa Clara-a-Nova, from April 5 to July 5. The Factory of Shadows is the title of the exhibition, curated by the Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (Círculo). Highlights include the much-acclaimed Forty Part Motet and the first presentation outside the United States of The Infinity Machine.

Presenting their work in a solo show in Portugal for the first time, Janet Cardiff and George Bures Miller are described by Carlos Antunes, director of the Círculo, as “among the most significant inheritors of a certain Wagnerian notion of the total work of art — Gesamtkunstwerk — though here stripped of any operatic visual exuberance.”

Using minimal scenic elements — tables, chairs, speakers, mirrors, books, musical instruments, vintage televisions, and other old technological devices — their work captures the attention of all the spectator’s senses, particularly exploring the sculptural qualities of sound. For Carlos Antunes, The Factory of Shadows serves as “a trigger for revisiting our individual and collective memories.”

In light of the complex history and architectural significance of the Monastery of Santa Clara-a-Nova — a religious site later transformed into a military barracks and now home to Anozero — The Factory of Shadows aims to offer new interpretations of this monastic complex, reframing both the artists’ work and the space itself. The presence of this artist duo in such an emblematic building firmly establishes it as a central venue for contemporary art in Portugal and Europe.

PT

Janet Cardiff e George Bures Miller foram, em 2001, os representantes do Canadá na 49.ª Bienal de Veneza, onde receberam o Prémio Speciale e o Prémio Benesse. Mais recentemente, apresentaram a sua obra no Museu de Arte Contemporânea de Monterrey, México (2019), em Oude Kerk, Amesterdão, Países Baixos (2018), no 21st Century Museum, em Kanazawa, Japão (2017), na Fundação Louis Vuitton, Paris, França (2017), no Museu de Arte de Aarhus, Dinamarca (2015), no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madrid, Espanha (2015), na Menil Collection, Houston, E.U.A. (2015), na Bienal de Sydney, Austrália (2014); no Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque, E.U.A. (2013); e na Documenta 13, em Kassel, Alemanha (2012). Em 2011, receberam o Prémio Käthe Kollwitz, da Alemanha. 

EN

In 2001, Janet Cardiff and George Bures Miller represented Canada at the 49th Venice Biennale, where they received the Premio Speciale and the Benesse Prize. More recently, they have exhibited at the Museum of Contemporary Art in Monterrey, Mexico (2019); Oude Kerk, Amsterdam, The Netherlands (2018); the 21st Century Museum, Kanazawa, Japan (2017); the Fondation Louis Vuitton, Paris, France (2017); the Aarhus Art Museum, Denmark (2015); the Reina Sofía Museum, Madrid, Spain (2015); the Menil Collection, Houston, USA (2015); the Sydney Biennale, Australia (2014); the Metropolitan Museum of Art, New York, USA (2013); and Documenta 13, Kassel, Germany (2012). In 2011, they were awarded Germany’s Käthe Kollwitz Prize.

Obras Works

Fotografias Photos
Cortesia dos artistas Courtesy of the artists

Janet Cardiff
The Forty Part Motet, 2001
Cardiff & Miller
Imbalance.6 (Jump), 1998
Cardiff & Miller
The Instrument of Troubled Dreams, 2018

Cardiff & Miller
The Infinity Machine, 2015

Janet Cardiff
To Touch, 1993
Cardiff & Miller
The Cabinet of Curiousness, 2010

Ficha técnica Tecnical Sheet 

Organização 
Organization 
CAPC – Círculo de Artes Plásticas de Coimbra 
Câmara Municipal de Coimbra 
Universidade de Coimbra 

Diretor-geral 
Director 
Carlos Antunes 

Diretora-adjunta 
Assistant director 
Désirée Pedro 

Direção financeira 
Financial management 
Rafael Vaz André | Abilis 

Comunicação 
Communication 
Clara Almeida Santos (coordenção/coordination) 
Isabel Campante
Analú Bailosa

Assistência à comunicação 
Communication assistance
Daniel Alves da Silva
Alexandra Oliveira

Coordenação de produção
Production coordination 
Daniel Madeira 
Lisiane Mutti 

Produção executiva 
Executive production 
Daniel Alves da Silva 
Fernando Oliveira

Apoio à produção 
Production assistance 
Ivone Antunes 

Produção UC 
UC Production 
Teresa Baptista 

Produção CMC 
CMC Production 
Isabel Gaspar 

Coordenação editorial
Editorial coordination 
Carina Correia 

Revisão de texto
Proofreading 
Carina Correia
José Roseira 

Tradução 
Translation 
José Roseira 

Fotografia 
Photography 
Jorge das Neves 

Coordenação Programa Educativo
Educational Coordination and Program 
Jorge Cabrera 

Arquitetura 
Architecture 
Atelier do Corvo 

Design Gráfico
Graphic Design 
Alexandra Oliveira 
João Bicker

Coordenação Administrativa e Financeira
Administrative and Financial Coordination 
Lisiane Mutti 

Montagem 
Installation 
Jorge das Neves (coordenação/coordination)
Marco Graça 
Fernando Oliveira

Manutenção e apoio técnico Maintenance and technical support 
Marco Graça