Anozero | Anozero solo show’23
1563
page-template-default,page,page-id-1563,qode-social-login-1.0.2,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-4.6,menu-animation-underline,popup-menu-fade,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.5,vc_responsive

Inauguração | Opening

14.04.2023, 21:00

Mosteiro de Santa Clara-a-Nova

Calçada Santa Isabel, Coimbra, Portugal

Até 16.07.2023

Qua–dom | Wed–Sun, 11h–19h
Aberto aos feriados | Open on holidays

Ninguém poderá dizer essa dor
Luís Quintais

Coisas acontecem e coisas movem-se. Coisas transformam-se. Coisas repetem-se. Assumem a metamorfose. O tempo é metamorfose. O tempo é uma mudança interna e invisível. O tempo é capturado, e depois negado, obliterado. Coisas movem-se e repartem-se de acordo com regularidades imprevistas. Tudo é repetição e tudo é diferença. Duração. Atmosfera. 

Ler mais

Folha de sala/Exhibition Text
anozero solo show’23

PT

Ragnar Kjartansson nasceu em 1976 em Reykjavík, cidade onde vive e trabalha. No seu trabalho, envolve vários meios artísticos, criando instalações de vídeo, performances, desenhos e pinturas que se baseiam em inúmeras referências históricas e culturais. Um pathos e uma ironia subjacentes conectam as suas obras, cada uma profundamente influenciada pela comédia e tragédia do teatro clássico. O artista confunde as distinções entre meios, abordando a sua prática de pintura como performance, comparando os seus filmes a pinturas e as suas performances a esculturas. Por toda a parte, Kjartansson transmite um interesse pela beleza e a sua banalidade, usando a performance repetitiva e duradoura como uma forma de exploração.

As suas principais exposições individuais incluem locais como o Kunstmuseum Stuttgart; Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque; Museu de Arte de Reykjavík; Barbican Centre, Londres; Hirshhorn Museum and Sculpture Park, Washington D.C.; Musée d’art contemporain de Montréal; Palais de Tokyo, Paris; The Museum of Modern Art, Nova Iorque; Migros Museum für Gegenwartskunst, Zurique; Fondazione Sandretto Re Rebaudengo, Turim; Instituto de Arte Contemporânea, Boston; e Carnegie Museum of Art, Pittsburgh; Museum De Pont, Tilburg, de entre outros. Kjartansson participou do The Encyclopedic Palace na Bienal de Veneza em 2013; Manifesta 10 em São Petersburgo, em 2014; e representou a Islândia na Bienal de Veneza de 2009. O artista recebeu o Prémio Ars Fennica de 2019, o Prémio Derek Williams Trust Purchase Artes Mundi de 2015 e o Prémio Malcolm McLaren de Performa de 2011.

The Visitors (2012) distinguida pelo The Guardian como «a melhor obra de arte do século 21»

EN

Ragnar Kjartansson was born in 1976 in Reykjavík, the city where he lives and works. In his work, he engages various artistic mediums, creating video installations, performances, drawings and paintings that draw on numerous historical and cultural references. An underlying pathos and irony connect his works, each deeply influenced by the comedy and tragedy of classical theater. The artist blurs the distinctions between mediums, approaching his painting practice as performance, comparing his films to paintings and his performances to sculptures. Throughout, Kjartansson conveys an interest in beauty and its banality, using repetitive and enduring performance as a form of exploration.

His major solo exhibitions include venues such as the Kunstmuseum Stuttgart; Metropolitan Museum of Art, New York; Reykjavík Museum of Art; Barbican Centre, London; Hirshhorn Museum and Sculpture Park, Washington D.C. ; Musée d’art contemporain de Montréal; Palais de Tokyo, Paris; The Museum of Modern Art, New York; Migros Museum für Gegenwartskunst, Zurich; Fondazione Sandretto Re Rebaudengo, Turin; Institute of Contemporary Art, Boston; and Carnegie Museum of Art, Pittsburgh; Museum De Pont, Tilburg, among others. Kjartansson participated in The Encyclopedic Palace at the Venice Biennale in 2013; Manifesta 10 in St. Petersburg in 2014; and represented Iceland at the 2009 Venice Biennale. The artist has received the 2019 Ars Fennica Prize, the 2015 Derek Williams Trust Purchase Artes Mundi Prize, and the 2011 Malcolm McLaren Prize for Performa.

The Visitors (2012) distinguished by The Guardian as «the best work of art of the 21st century».

Ragnar Kjartansson
Figures in Landscape, 2018
Duração | Duration 168 h
Ragnar Kjartansson
Me and My Mother 2015, 2015 
Vídeo monocanal | Single channel video
Duração | Duration 20’25’’ 
Ragnar Kjartansson
Guilt Trip, 2007 
Vídeo monocanal | Single channel video
Duração | Duration 10’24’’
Ragnar Kjartansson
Song, 2011 
Vídeo monocanal | Single channel video
Duração | Duration 6 h
Ragnar Kjartansson e | and The National
A Lot of Sorrow, 2013–2014
Vídeo monocanal | Single channel video
Duração | Duration 6:09:35’’
Ragnar Kjartansson
God, 2007  
Instalação vídeo monocanal com cortinas cor de rosa
Duração | Duration 30’ 
© Rafael Pinho

Programa Educativo

Visitas Mediadas sem agendamento
Guided Visits without scheduling

Mosteiro de Santa Clara-a-Nova
Todos os Sábados | Every Saturday
11:00–12:30 e das 16:00–17:30
De 15.04.2023 a 15.07.2023

Visitas Mediadas com agendamento
Guided Visits with scheduling

Mosteiro de Santa Clara-a-Nova
Grupos entre 3 a 30 pessoas | Groups between 3 to 30 people

Para agendar uma visita orientada com grupos e escolas |
To schedule a guided visit with groups and schools:
Formulário de agendamento | Booking form

Mais informação | More information programaeducativo.capc@gmail.com
+351 910 787 255

Ragnar Kjartansson – Press kit