Anozero | Anozero’24
1346
page-template-default,page,page-id-1346,qode-social-login-1.0.2,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-4.6,menu-animation-underline,popup-menu-fade,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.5,vc_responsive

Anozero’24

6.04.2024 – 30.06.2024

PT
FANTASMA DA LIBERDADE é o título do Anozero’24 Bienal de Coimbra, que acontece de 6 de abril a 30 de junho de 2024. Os curadores Ángel Calvo Ulloa e Marta Mestre ressaltam que «a quinta edição do Anozero explora a ideia de liberdade e as estratégias da arte contemporânea para a desafiar, deslocar e habitar. O título tem um significado ambíguo e aberto. Se, por um lado, sugere a ideia de que a liberdade é um fantasma, uma presença inescapável e espectral, por outro, aponta também para um processo incompleto, uma descrença numa verdade outrora certa, mais uma promessa do que algo real».

EN
Curators Ángel Calvo Ulloa and Marta Mestre are delighted to announce THE PHANTOM OF LIBERTY as the title for the forthcoming edition of Anozero – Bienal de Coimbra. The Bienal is set to unfold across the city of Coimbra from 6 April to 30 June 30 2024. For the two curators, «the fifth edition of Anozero – Bienal de Coimbra explores the idea of liberty and the strategies of contemporary art to challenge, displace, and inhabit it. The title has an ambiguous and open meaning. If, on the one hand, it suggests the idea that liberty is a phantom, an inescapable and spectral presence, on the other, it also points to an incomplete process, a disbelief in a once certain truth, more of a promise than something real».

Artistas / Artists

Mosteiro de Santa Clara-a-Nova
Adam Pendleton
Aline Motta + Ricardo Aleixo
Andrea Büttner
Bárbara Fonte
Berio Molina
Carla Filipe
Castiel Vitorino Brasileiro
Daniel Barroca
Davi Pontes & Wallace Ferreira
Diego Bianchi
Filipe Feijão
Ilídio Candja Candja
João Marçal
Luís Cília
Mauro Cerqueira
Patricia Gómez & María Jesús González
Priscila Fernandes
Robert Filliou
Rosemarie Trockel
Sandra Poulson
Susanne S. D. Themlitz
Teresa Lanceta
Yinka Esi Graves
Yonamine + Coleção do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

Círculo Sereia
Pedro G. Romero 

Círculo Sede
Bárbara Fonte
Cildo Meireles
Clara Menéres
Coleção do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra 
Maria Velho da Costa
Paula Siebra
Paulo Nazareth
Regina Silveira
Túlia Saldanha
Robert Filliou

Sala da Cidade
Teresa Lanceta

Pátio das Escolas
Yonamine

Jardim Botânico
Jeremy Deller

Colégio das Artes
NEG (Nova Escultura Galega)

Estação Ferroviária Coimbra-B
Adriano Correia de Oliveira + Rosalía de Castro

Curadoria / Curators

PT
Marta Mestre (Beja, Portugal, 1980) é curadora e investigadora em arte contemporânea. Atualmente, é diretora artística do CIAJ – Centro Internacional das Artes José de Guimarães, em Guimarães. Foi curadora no Instituto Inhotim, em Minas Gerais, no Museu de Arte Moderna e na Escola de Arte Parque Lage, ambos no Rio de Janeiro. Como curadora e crítica de arte desde 2005, tem organizado exposições individuais e coletivas em vários países, sendo as mais recentes: Desvairar 22 (2022) e Farsa (2019) no SESC São Paulo (São Paulo); Philippe Van Snick: Dynamic Project (2022) no S.M.A.K. (Gante); Alto Nível Baixo (2019) na Galeria Zé dos Bois (Lisboa). Realizou a sua formação académica em História da Arte.

EN

Marta Mestre (Beja, Portugal, 1980) is a curator and researcher in contemporary art. She is currently artistic director of the Centro Internacional José de Guimarães/CIAJG, Guimarães. She was curator at Instituto Inhotim, in Minas Gerais, and at Museu de Arte Moderna and Escola de Arte Parque Lage, both in Rio de Janeiro. As a curator and art critic since 2005, she has organized solo and group exhibitions in several countries, the most recent projects being: “Desvairar 22” (2022) and “Farsa” (2019) at SESC-São Paulo (São Paulo); “Philippe Van Snick: Dynamic Project” (2022) at S.M.A.K. (Ghent), “Alto Nível Baixo” (2019) at Galeria Zé dos Bois (Lisbon). He carried out his academic training in Art History.

PT
Ángel Calvo Ulloa (Galiza, Espanha, 1984) é curador independente e investigador em arte contemporânea. É co-autor do livro Desde lo curatorial. Conversaciones, experiencias y afectos (Consonni, 2020). Como curador desde 2011, tem organizado exposições individuais e coletivas, sendo as mais recentes Anidar en el gesto: Unas estanterías de Alberto (2022) na Fundación Cerezales Antonino y Cinia (León); Complexo Colosso (2021) no CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães (Guimarães); adios/volverán (2022), em co-curaduria com Pedro G. Romero, na Casa de Iberoamérica (Cádis); Antonio Ballester Moreno. Autoconstrucción. Piezas sueltas. Juego y experiencia (2021) no Museu Artium (Vitoria-Gasteiz). Realizou a sua formação académica em História da Arte.

EN
Ángel Calvo Ulloa (Galicia, Spain 1984) is an independent curator and contemporary art researcher. He is co-author of the book Desde lo curatorial. Conversaciones, experiencias y afectos (Consonni, 2020) and, as a curator since 2011, he has organized solo and group exhibitions, the most recent projects being “Anidar en el gesto: Unas estanterías de Alberto” (2022) at Fundación Cerezales Antonino y Cinia (León); “Complexo Colosso” (2021) at CIAJG (Guimarães); “adios/volverán” (2022), in co-curatorship with Pedro G. Romero, at Casa de Iberoamérica (Cádiz) or “Antonio Ballester Moreno. Autoconstrucción. Piezas sueltas. Juego y experiencia” (2021) at the Artium museum (Vitoria-Gasteiz). He carried out his academic training in Art History.